sábado, 19 de março de 2011

Palestra de 17/3/2011



No dia 17 de Março de 2011 realizou-se uma palestra na escola Secundária Dr. Ginestal Machado sobre a temática das células estaminais cerebrais.
Esta palestra, inserida âmbito da “Semana Internacional do Cérebro”, foi proferida pelo professor Dr. João Malva, (líder do grupo de investigação Neuroprotecção, Neurogénese e Reparação Cerebral, do Centro de Neurocoências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra).
O professor Dr. João Malva iniciou a sua palestra com a referência ao principal objectivo da pesquisa de um neurocientista que consiste no abrandamento da deterioração do cérebro.
De seguida, referiu que hábitos de vida saudáveis (praticar exercício, viajar, aprender, ler, socializar e explorar) permitem preservar as células cerebrais, e que uma vida “estimulante intelectualmente” promove a regeneração dos neurónios. Mas a maior surpresa foi dar-nos a conhecer que o cérebro humano é a estrutura mais complexa do “universo que conhecemos”, sendo este incrível órgão formado por 160 mil milhões de neurónios!
Posteriormente, referiu que o cérebro possui células estaminais neurais e que, actualmente, é possível estudar a capacidade de diferenciação destas células colocando-as em meios de cultura a 37ºC.
No final da palestra o professor Dr. João Malva respondeu a questões colocadas pelos alunos, elucidando-nos sobre o facto de estas células neurais ainda não terem sido aplicadas em seres humanos mas que no futuro é possível que curem diversas doenças como a diabetes, problemas cardíacos, o AVC, o Parkinson, entre outras.