segunda-feira, 18 de abril de 2011

Bancos de Células Estaminais

Existem em Portugal um banco público de células estaminais (Lusocord) sediado no Instituto de Histocompatibilidade do Norte e alguns bancos privados, dos quais o mais conceituado é o da Crioestaminal. Estes bancos fornecem Kits de recolha de sangue do cordão umbilical dos recém-nascidos e garantem a criopreservação das células estaminais nele existentes.

 Criado em 2009, todo o processo da criopreservação é gratuito (incluindo o Kit de recolha) e o sangue do cordão doado pode ser utilizado por qualquer pessoa em qualquer parte do mundo.
Para recolher o sangue do cordão do seu bebé a grávida tem que contactar a Lusocord por volta das 37 semanas de gestação a fim de ficar elucidada de todos os procedimentos a efectuar.
Um ano após a sua criação o banco público já possuía 1400 dádivas de sangue.
Actualmente, entre 15 a 20 por cento das amostras recolhidas estão a ser usadas para a investigação, sobretudo na medicina regenerativa.

Criado em 2003, é o único laboratório privado de criopreservação de células estaminais em Portugal acreditado pela Associação Americana de Bancos de Sangue (AABB). Contrariamente ao banco público, todos os procedimentos da criopreservação (incluindo Kit de recolha) são pagos. O argumento utilizado por este banco é que as células estaminais recolhidas são destinadas ao próprio ou à sua família.

Sem comentários:

Enviar um comentário